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Português para Comunicação II

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quinta-feira, 29 de maio de 2014

ANGULAÇÃO


A angulação é de extrema importância na produção de um texto jornalístico, pois é ela quem determina o desdobramento de cada matéria que será publicada. Cada jornal tem sua própria linha editorial, e é essa linha que influencia e determina qual angulação cada matéria deverá ter. A angulação tanto pode ser voltada para o que ao público que está interessado, como também pode ser destinada ao interesse do Jornal para qual o jornalista escreve. É a partir de tais angulação que os jornalistas decidem qual deve ser o foco de cada matéria. É ela, a angulação, que marca a individualidade das publicações pois cada jornalista possui uma maneira própria de desenvolver o texto. Pode ser encontrada em três níveis:

(mais informações, para continuar lendo!)

  • Angulação de massa: é uma angulação crescente e acontece quando o interesse coletivo se sobrepõe ao interesse de grupo. Para ser considerada angulação de massa, esse tipo de angulação apega-se ao gosto médio, procura agregar os valores de gosto do público da massa. Embora haja esse apego com o gosto médio, não deve ser vulgarizado e muito menos menosprezado. Um exemplo disto são as matérias como apelos emocionais.
  • Angulação Grupal: é quando uma matéria atende as expectativas e é conduzida em estilo e formato próprio de um determinado grupo (público alvo). Se publica aquilo considerado de maior importância para o grupo; os gostos, personalidade, conceitos e o que se espera daquele assunto é estudado para que tais publicações sejam satisfatórias para o grupo.
  • Angulação Pessoal: esse tipo de angulação segue uma linha independente, ou seja, nesse caso a formatação fica a disposição do jornalista. Nesse tipo de publicação, o que importa é a opinião de quem a escreve, não se faz necessário agradar a um determinado público.

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