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Português para Comunicação II

Português para Comunicação II

quarta-feira, 21 de maio de 2014

ITENS IMPORTANTES PARA COMUNICAÇÃO

Há uma infinidade de itens para obter-se uma boa comunicação. Eles influenciam positivamente quando utilizados de maneira correta. Entretanto, quando não utilizados de forma adequada pode comprometer o entendimento da informação que está passando passada. Abaixo será explicado os 9 itens principais para repassar a mensagem com sucesso.

INTERTEXTUALIDADE:  É a relação que se estabelece entre dois ou mais textos quando um deles faz referência a elementos existentes no outro. Esses elementos podem dizer respeito ao conteúdo, à forma, ou mesmo forma e conteúdo. Para que essa intertextualidade ocorra de forma esperada, pode-se fazer necessário que o leitor já obtenho algum conhecimento em determinado assunto; ela pode acontecer tanto em textos como em imagens e até mesmo músicas, e não se retém somente a isto, pode ser encontrada ainda em diversas outras áreas. 

Exemplos

"No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra"

No meio do caminho tinha uma pedra,
Carlos Drummond Andrade

(mais informações, para continuar lendo!)

"No meio do caminho 
tinha uma pedra...
E uma ponta de cigarro
E uma lata
E um saco plástico
E até cacos de vidro"

Esses dois poemas acima estão intertextualizados. 

Logo abaixo, as seis imagens fazem referência ao quadro Monalisa do pintor Leonardo da Vinci. Como em todos os outros casos é necessário que haja conhecimento tanto do quadro original quanto dos outros seis assuntos abordados na imagem.


Monte Castelo - Renato Russo

Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
(Carta de São Paulo aos Coríntios)

O amor é o fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer. Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria. É um não querer mais que bem querer, é solitário andar por entre a gente, é um não contentar-se de contente, é cuidar que se ganha em se perder. É um estar-se preso por vontade, é servir a quem vence, o vencedor é um ter com quem nos mata a lealdade, tão contrário a si é o mesmo amor.
 (Amor é fogo que arde sem se ver, Luís Vaz de Camões)

Como Visto Acima, Renato Russo fez uso de duas obras na sua música: Uma religiosa e outra Literária. A que a primeira citação São Paulo nos fala sobre o amor (ágape) e na segunda, Camões nos trás a ideia de amor (eros). No entanto, Renato conseguiu juntar tais texto de maneira coerente e conseguiu levar a mensagem de "amor" à juventude da época que vivia um momento conturbado. Da mesma forma que os exemplos anteriores, é necessário que o ouvinte conheça a passagem bíblica de São Paulo e o texto de Camões para que entenda onde, exatamente, onde encontra-se a intertextualidade. 



REDUNDÂNCIAÉ a repetição de palavras em uma frase e pode ser observada quando falamos algo que já foi dito mais de uma vez. Assim, as construções redundantes são aquelas que trazem informações desnecessárias, que nada acrescentam à compreensão das mensagens. 



Exemplos
  • “Adiar para depois”.  Só podemos adia algo para o futuro, ou seja, para depois.
  • “Seu próprio”. Ambas palavras possuem o mesmo significado
  • “Exportar para fora”.  A palavra exportar já significa que seja para fora do país.


ENTROPIA: É a medida do grau de desordem, desorganização de um sistema, a falta de previsibilidade, o que resulta na incerteza, ou seja, na falta de conhecimento de um determinado assunto. Pode ser considerado o contrário de redundância por obter uma carga informativa pequena. É definida como um modo de medir a quantidade de informação de uma frase. Nesse caso, é utilizada para medir o grau de desorganização da mesma. Quanto mais desorganizada estiver a mensagem, mais entrópica ela é. 

Exemplo

  • Ao sair para o cinema Caio voltou com Catarina.

INFORMATIVIDADE: Os textos apresentam diferentes níveis de informação ao receptor, sendo algumas úteis, pois o leitor adquire novos conhecimentos, outras já conhecidas por ele, e também aquelas consideradas fúteis, que não agregam nada de produtivo. Informatividade é a capacidade que o emissor tem de defender seu ponto de vista, por conhecer tal assunto tão bem a ponto de argumentar sobre ele. O dever do emissor, nesse caso, é fazer com que a informação seja repassada para o receptor de maneira teoricamente fácil e que cative a atenção do mesmo. Um discurso imprevisível contém mais informatividade, caso o receptor não tenha conhecimento em determinado assunto. No caso de haver excesso de informação, o receptor pode não conseguir absorver a mensagem da maneira que deveria ser repassada, dessa forma, ele ignora o que foi abordado por não conseguir processar tal informação. Quanto mais o assunto for de cunho social e cotidiano, menos ele trará informatividade.

Exemplo

Cientistas descobrem vírus gigante no Rio Negro e o batizam de 'Samba' 
Trata-se do maior vírus isolado no Brasil, com um dos maiores genomas.
Pesquisadores também descobriram, junto dele, um 'vírus parasita'.

Um grupo de pesquisadores identificou um vírus gigante na Amazônia, batizado de Samba (SMBV). Trata-se do maior vírus isolado no país, possuindo um dos maiores genomas de sua família, os mimivírus. O achado foi publicado na revista científica "Virology Journal".
A descoberta do vírus, que habita as amebas, ocorreu a partir de uma expedição conduzida em 2011 que tinha o objetivo específico de buscar vírus gigantes. Ao todo, 35 amostras de água foram coletadas no Rio Negro ao longo de uma rota de 65 quilômetros a partir de Manaus.

Fonte: http://zip.net/bsnsmz


COESÃOCoesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.

Exemplo

Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.”
JORDÃO, R., BELLEZI C. Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, p. 566

As palavras destacadas têm o papel de ligar as partes do texto, podemos dizer que elas são responsáveis pela coesão do texto.


COERÊNCIAé a relação estreita entre ideias que estão entre acordo entre si. Está ligada ao sentido do texto e o seu conteúdo não pode ser distorcido. Um texto pode estar perfeitamente coeso, porém incoerente.

Exemplo
  • "No verão passado, quando estivemos na capital do Ceará Fortaleza, não pudemos aproveitar a praia, pois o frio era tanto que chegou a nevar"
  • “Estão derrubando muitas árvores e por isso a floresta consegue sobreviver.”
  • “Todo mundo viu o mico-leão, mas eu não ouvi o sabiá cantar”
  • “Todo mundo destrói a natureza menos todo mundo”

SITUCIONALIDADE: É o conjunto de fatores que tornam um texto relevante para a situação. O texto deve seguir o objetivo que se destina de acordo com o seu contexto ou situação. 

Exemplo

Não convém utilizar termos científicos para um público que não tem conhecimento em tal assunto. Outro é exemplo é não poder utilizar palavras ou gestos que demonstrem alegria em um momento triste, como em velórios.


RUÍDOSOs ruídos na comunicação nada mais são do que qualquer elemento que interfira no processo da transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor. Os ruídos podem ser resultados de elementos internos e externos. Existem quatro tipos de ruídos de comunicação, sendo eles: Físico, fisiológico, psicológico e semântico



  • Físico: É de origem externa, nada mais são do que sons presentes em determinado lugar, acontecem do lado de fora da janela onde está ocorrendo a comunicação. Exemplos: construções, trânsito intenso, aparelho de som com o volume muito alto, entre outros exemplos que dificultam o receptor de ouvir o que está sendo falado.
  • Fisiológico: Nada mais é do que qualquer questão fisiológica que bloqueie a comunicação. Exemplos: dor de cabeça, dor no corpo, dores devido a alguma doença, entre outros. São elementos físicos que tornam difícil a fala do comunicador com seus ouvintes, ou no caso do receptor, atrapalha o entendimento do que ele está precisando ouvir devido a este problema.
  • Psicológico: É quando o indivíduo que está tentando dar atenção na mensagem propagada começa a deixar a mente vagar sobre outro assunto. É um ruído presente na cabeça da pessoa, que acaba impedindo o entendimento da mensagem, ou seja, da comunicação em si.
  • Semântico: Ocorre quando ouvimos algo que possui um significado diferente, quando a mensagem que está sendo dada possui muitos termos técnicos. Um leigo em astronomia, por exemplo, ao assistir uma palestra sobre o assunto, irá se deparar com terminologias que nunca ouviu, tornando o seu entendimento prejudicado devido ao seu conhecimento limitado sobre o assunto. Esse tipo de ruído de comunicação acontece muito quando lidamos com profissionais tais como: cientistas, advogados, médicos entre outras profissões que utilizam vários termos distintos dos que ouvimos em conversas formais.
http://zip.net/bpnsvn

Exemplo

Um exemplo claro de ruído é a brincadeira "telefone sem fio". Uma mensagem é passada, mas no final obtém-se uma outra informação. Ex.: No início da brincadeira alguém fala: -Lutero fez uma pergunta pertinente. Já no final, a informação que chega é: - O papa agora é crente!



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